10/05/2011

Olá, pessoal. Tudo bem?

Os arquitetos do estúdio Poteet Architects, reconhecidos nos EUA por executarem projetos de retrofit e por recuperarem edifícios desocupados, criaram essa casa de hóspedes dentro de um contêiner de carga. Já apresentei para vocês duas matérias falando sobre contêiners, a primeira sobre uma cidade feita de contêiners e a outra sobre um blog que relata uma contrução de uma casa com contêiners, é uma tendência nos dias de hoje.

O projeto, desenvolvida para uma artísta plástica, dessa casa de hóspedes ficou muito lindo, a cor original foi preservada, acrescentaram portas, janelas, um sistema de calefação, ar condicionado, instalações hidráulicas e elétricas, uma cobertura saliente e um pátio dedicado a jardinagem. A escolha ocorreu devido a facilidade de utilização da peça e pelo recuso barato, já que os contêiners são abandonados em seus portos destinados.

A casa fica localizada em bairro industrial da cidade de San Antonio, no Texas, EUA. A água dos lavatórios e da ducha do banheiro  é coletada e reutilizada na irrigação das plantas do teto. Na cobertura, existe uma estrutura de aço preenchida com garrafas recicladas forma uma espécie de almofada, a função é se dividir entre suporte para plantas e base para os equipamentos de entrada do ar condicionado tipo split. Já o interior do contêiner, é isolado através de espuma em aerosol forrada com bambú, o mesmo material é usado na vedação das paredes de drywall e do piso. Entre o contêiner e o solo, foram usados antigos postes de rua, adaptados como base com função isolante.











O contêiner  foi alocado à margem da via que corta o lote e leva à residência principal, para garantir privacidade aos moradores e proximidade com os principais canteiros do jardim.







(Fonte: Arcoweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.