24/03/2011

Uma nova ideia para controlar as enchentes

Foi pensando na situação atual em que nos encontramos em dias de chuvas, onde tudo para e muitos lugares ficam alagados, destruindo casas e desabitando famílias, deixando o país em puro caos, que o pesquisador que trabalha no Departamento de Hidráulica da USP, José Rodolpho Martins, desenvolveu a CPA (Camada Porosa de Asfalto).

A CPA é um pavimento com pequenos vãos que não afetam a qualidade do asfalto e são capazes de absorver a água da chuva e armazená-la entre uma camada e outra de pavimento. Com esse sistema, em poucas horas a água da chuva é captada por um sistema de drenagem, que é instalado no momento da pavimentação, sendo capaz de evitar ou controlar as enchentes, o que seria ótimo ajudar na organização de toda a estrutura do país que sofre com esse incidente causado por nós mesmos e que agora precisamos solucionar.

Já foram feitos testes no estacionamento da USP e realmente o sistema funciona, o único ponto negativo é o preço do sistema, 25% a mais que o comum. Mas, diante do que muitos brasileiros estão sofrendo e que todos acabam, de uma forma ou de outra, sendo atingidos, não há dúvidas de que vale a pena o investimento, não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.