08/03/2011

Samba assim, samba, sim!


Hoje é oficialmente o dia do Carnaval e minha postagem é, em especial, para uma pessoa responsável por nos permitiu que tudo isso aconteça, porque, claro, todos que estão alí, contribuíram de alguma maneira, mas essa pessoa projetou nosso famoso sambódromo, a passarela do samba, localizada na Marquês de Sapucaí. Sabem de quem estou falando? OSCAR NIEMEYER. 

Nesse projeto, Niemeyer suspendeu os camarotes a 3m, deixando todo o térreo para o povo. Ao final do desfile, as arquibancadas se separam criando a grande praça, a monumental apoteose. Lá também existe o museu do samba. "No que concerne a arquitetura, o mais importante foi, primeiro, encontrar uma solução inusitada para a integração das salas de aula e das tribunas. Uma solução simples e funcional com o objetivo de não comprometer a unidade. Em seguida, dar ao conjunto um sentido plástico, inovador, qualquer coisa capaz de marcá-lo como o novo símbolo dessa cidade" (Trecho retirado do site oficial de Oscar Niemeyer)

O projeto da Passarela não previu apenas os festejos do carnaval, para os outros dias foi programado o funcionamento de seis grandes escolas, creches, centros de saúde, ateliers de artesanato, etc. E a praça serve para apresentação de espetáculos. Foi uma ótima iniciativa de implantar a cultura e o lazer para o povo carioca.





Entre março e dezembro de 2011, o Sambódromo vai passar por uma reforma para as Olimpíadas  e Paraolimpíadas de 2016 no Brasil. O projeto ficou orçado em 30 milhões de reais. 

Serão construídos oito blocos de arquibancadas no lado par do Sambódromo, quatro módulos grandes de arquibancadas e camarores e mais quatro pequenos camarotes. Ainda contará com uma área reservada para instalações de banheiros, acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, área deserviço e um espaço para os jurados. A Ambev cederá parte do terreno para a ampliação.

É isso ai, vamos aguardar para ver as transformações.

Espero que tenham gostado do post de hoje e vamos torcer para as nossas escolas favoritas. Viva o Carnaval!

Beijos.

5 comentários:

  1. Informações preciosas que não sabia...
    imagina como vai ficar maravilhoso*

    bjkaas e feliz dia da mulher.

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovanna!
    Parabéns pelo post, não conhecia tantos detalhes do sambódromo!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, feliz dia das mulheres para vc, adorei esse post como todos q vc posta, acho super informativos, adorei saber. bjos e boa semana Giovanna!

    ResponderExcluir
  4. isso eu não sabia!!!Adorei aprender algo novo!
    :D mto bom o post!

    ResponderExcluir

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.