06/02/2011

Vamos estudar - Reflexões críticas sobre a cidade contemporânea

Curso Reflexões críticas sobre a cidade contemporânea na Escola São Paulo. Não percam!

REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A CIDADE CONTEMPORÂNEA

REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A CIDADE CONTEMPORÂNEA
Foto: Sean Hemmerle



Andre Leirner

1 de abril a 17 de junho (6ª feira)
19h às 22h
11 aulas | 33 horas

R$ 385 + 2 parcelas de R$ 385

O curso apresenta as relações entre objeto, sistema de objetos e a paisagem urbana com base no livro “Delirious New York” de Rem Koolhaas.
A sensibilidade dos alunos será estimulada para o desenvolvimento de uma visão crítica da produção da cidade contemporânea com suas narrativas e seu modo de vida, propondo novas visões que vão além do discurso da racionalidade modernista.
É voltado para interessados em arquitetura, urbanismo ou cultura contemporânea.

Pré-requisito: Familiaridade com desenho, modelagem, manipulação de imagens e apresentações.

Curso Teórico
Nível:
Intermediário

PLANO DE AULA

Aula 1
- Apresentação e bibliografia.
- Uma visão materialista da cidade contemporânea.
Aulas 2 e 3
- Ícones Urbanos: tecnologia a serviço do efeito inebriante e do fantástico. Empreendimento como mídia, efeito e alienação. Signo e simulacro. Para além do maniqueísmo materialista: simulacro também faz bem.
Aula 4 e 5
- Objeto, sistemas de objeto e paisagem: o gênio escapa da lâmpada - o edifício em altura e o bloco construído.
Aula 6 e 7
- Objeto, sistemas de objeto e paisagem: artificialismo futurista e transformação do corpo e dos sentidos. Fenômeno “Large & Extra Large” e sua relação com a paisagem.
Aulas 8 e 9
- Objeto, sistemas de objeto e paisagem: uma nova estrutura para um novo corpo social: em direção a uma política de massificação. Fabricação, consumo e a massificação da ordem. Crise da relação cidade-campo.
Aula 10 e 11
- Objeto, sistemas de objeto e paisagem: paisagem urbana e densidade: o mercado vai bem, mas as massas saíram de controle e tomaram a paisagem. Massificação, keynesianismo e liberalismo. A crise das práticas de planejamento. Introdução à mega-escala e à complexidade.

Material que o aluno deve trazer nas aulas: material para anotações e impressões de arquivos digitais.

Professor:

Andre Leirner
Andre Leirner
Arquiteto, formado pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo - com Distinção - pela Architectural Association, de Londres; formado em Administração Pública e Governo, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Trabalhou na EMURB-Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo, no Programa BID Monumenta e foi responsável pelo projeto da nova fábrica da Semp-Toshiba Informática, em Salvador, Bahia. Presta consultoria para o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, em projetos de desenvolvimento urbano e regional desde 2004.

Foi consultor em desenho urbano no workshop Designing at the Edge of The Center: São Paulo Joint Urban Design Studio, MIT, FAU-USP, FAU-Mackenzie. É membro do Conselho Editorial da Revista Organização e Sociedade e pesquisador convidado do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo.

(Fonte: Escola São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.