28/01/2011

O Mago da luz - Ingo Maurer

Não é novidade para ninguém que as lâmpadas incandescentes vão desaparecer, né? Esse tipo de lâmpada gasta muita energia e hoje já é substituida por o sistema de lâmpadas tipo LED, nova tecnologia que economiza, e muito, energia. Ótimo recurso para os dias de hoje onde nós, designers, nos preocupamos cada vez mais com a sustentabilidade. Acredita-se que em 2016 essa lâmpada não exista mais. Em outros países já está com escassez no mercado. 

A evolução da iluminação pende para tecnologias de menor consumo de energia, caso das fluorescentes compactas e os LEDs, uma das mais promissoras propostas para o futuro graças à seu baixo consumo e seu longo ciclo de vida, que pode alcançar até 100 mil horas de uso. Hoje os produtos que envolvem LEDs são muito caros no Brasil, só por isso ainda não foram totalmente substituídos mas, se formos analisar o custoXbenefício, mesmo com o preço tão alto, elas ainda têm grande vantagem em cima das outras.

O Alemão Ingo Maurer, considerado o Mago da luz, prestou uma última homenagem à lâmpada incandescente, mais precisamente ao seu formato característico. O sistema criado por ele possui cabos aparentes que estão submetidos à alimentação por baixa voltagem, os filamentos no interiores do bulbo, aparentemente incandescentes, são na verdade pequenos LEDs de última geração, afirma Marcelo Lima do jornal Casa do Estado de S. Paulo.


As criações de Ingo são muito diferentes, munida de criatividade, excelente desempenho, condições de brilho. São verdadeiras obras de arte e trata-se de uma revolução na área. São objetos inspiradores e poéticos.











Espero que gostem da matéria.

Fonte: (Jornal Casa do Estado de S. Paulo / Google / Site oficial Ingo Maurer)

6 comentários:

  1. Diferente e lindo!

    La no blog comecei as postagens sobre o Vogue Knitting Live!
    Passa la!

    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Tudo bem criativo e moderno. bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria! Na minha casa tenho um lustre que é uma lâmpada de aproximdamente 80 centímetros!
    Parabéns pelo blog!
    []s
    Maíra

    ResponderExcluir
  4. oi!!
    eu amooo a luminaria com as lampadas de asas!!!

    acho o maximo!

    adorei o post

    abraços

    ResponderExcluir
  5. This brand is a true inspiration to us all at Delightfull from day one. It's the uniqueness and quality in all their products that drives us when creating new pieces such as the ones.
    DESIGN UNIQUE LAMPS,
    Delightfull.eu

    ResponderExcluir

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.