11/01/2011

Muralismo - Arte na parede.

Desde os tempos da caverna, o homem tem por hábito fazer desenhos nas paredes. Com o passar dos tempos, apenas as técnicas e e os motivos é que se alteraram.

Essa técnica de pintar diretamente na parede (wall art) vem se tornando cada vez mais comum, porém, ainda está um pouco tímida no mundo da decoração. O seu crescimento é marcado pelo sucesso de artistas contemporâneos que estão trazendo para o mundo, infinitas possibilidades de criar com essa técnica. Eles utilizam a pintura, grafismo, colagens, dentro e fora de casa.

Todo tipo de obra que utiliza muros e paredes para sua composição, fazem parte do muralismo, não importa sua técnica. O muralismo (ou wall art como também é conhecido) já teve importantes expoentes, como Michelangelo, Picasso e Diego Rivera.

Diego Rivera nasceu no México em 1886. Estudou na Academia de Bellas Artes de San Carlos e em 1902 foi expulso por participar de uma greve estudantil. Também cursou a Escola de São Fernando, em Madri. Quando retornou para o México, dedicou-se a pintura mural onde ficou bastante conhecido. Realizou pinturas em São Francisco, NY e Detroit. Rivera se casou com a pintora mexicana Frida Kahlo.

Diego Rivera e Frida Kahlo.
Diego Rivera teve forte influência dos artistas Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Milo e o arquiteto Antoni Gaudí. Todos modernistas que usavam técnicas que atrairam Rivera.

Pintura de um fresco 1931 - Diego Rivera.
Mural de Diego Rivera.
 O tão conhecido grafite, manifestação genuína das ruas, anda sendo cobiçado por  algumas pessoas, a única diferença é que elas querem essa arte dentro de casa, única e exclusiva.

O que faz com que essa arte esteja um pouco restrita? O fator mais importante é a obra pertencer ao local e não ao morador, já que este não vai poder levá-la em caso de mudança. Isso faz com que as pessoas busquem outras alternativas. O desprendimento é essencial para quem deseja aderir a essa "moda", e eu digo moda porque acredito que ela já pegou.

Alguns artistas estão ficando famosos com a sua arte, entre eles: Osgemeos, Speto, Nunca, Fábio Gurjão, Laura Gosrki, MZK.

Obra do artista Speto.
Sereia criada por Speto para o skatista Totó.
Grafite d'Osgemeos para a estilista Francis Petrucci.
Grafite d'Osgemeos.
Mais um grafite d'Osgemeos.
Obra do artista Nunca.
Índio pintado pelo artista Nunca para a sala de jantar de Francis Petrucci.
Obra de Laura Gorski
Obra de MZK
 Espero que gostem!

Beijos.

(Fonte: Jornal Casa do Estado de S. Paulo / Osgemeos / Speto / Nunca / Laura Gosrki / MZK / Inversu / Diego Rivera / Imagens de Diego Rivera retiradas do site Inversu e as outras retiradas do Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.