29/01/2011

Mobilidade Urbana de Jaime Lerner

Olá, pessoal. Tudo bem?

Hoje vou falar de um assunto muito discutido atualmente: mobilidade urbana. Com certeza, o sistema de transporte no Brasil é muito falho. As pessoas, às vezes, ficam muito tempo aguardando o ônibus, precisam pegar vários para chegar ao seu destino, enfrentam metrôs lotados e não têm condições de fazer uma "viagem" tranquila. Estava vendo esse vídeo na internet, que segue abaixo, do arquiteto  e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner.

Jaime Lerner
O escritório de Lerner tem como principal objetivo criar soluções e ideias que podem ser implementadas pelas cidades, sempre visando a qualidade de vida das pessoas e o crescimento susntentável das regiões. Prioridades como transporte coletivo, área de pedestres, pontos de encontro na cidade, funções dos espaços públicos, preservação e valorização da identidade e da memória urbana.

O vídeo é bem interessante para conseguirmos entender a mobilidade urbana e quais medidas são mais adequadas para obtermos sucesso na rede de transporte público. Curitiba já está no caminho, pelo que mostra o vídeo. Não conheço a cidade, por isso não posso dizer se isso é verdade. Caso alguém saiba informar se realmente lá o transporte funciona, compartilhe com a gente através dos comentários. Não deixem de assistir, pois, além de educativo, o vídeo mostra bastante a cidade de Curitiba. Eu achei linda, quero visitar.


Vejam alguns dos projetos de Jaime Lerner:

Projeto urbano - Barra da Tijuca
Projeto de arquitetura - Parque Bossa Nova
Projeto Urbano - Brasília
Projeto Urbano - Florianópolis
Projeto de Arquitetura - Arena Florianópolis
Espero que tenham gostado.

Não deixem de comentar o que acharam do post!

Beijos.

2 comentários:

  1. Oi lindinha passei pra te desejar um ótimo domingo e já estou aprendendo um pouco mais, adoro teus posts bem culturais. bjo!

    ResponderExcluir
  2. OI GIOVANA, SEU BLOG DA UM SHOW DE INFORMAÇÃO, LINDO, PARABENS!!!!ESTAREI SEMPRE POR AQUI, BEIJOS!!!

    ResponderExcluir

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.