27/12/2010

Arte Naif

A Arte Naif é a arte da espontaniedade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação, portanto é instintiva e onde o artista expande seu universo particular, é o estilo a que pertence a pintura de artistas sem formação sistemática. 

Trata-se de um tipo de expressão que não se enquadra nos moldes acadêmicos, nem nas tendências modernistas, nem tampouco no conceito de arte popular.

O artista naïf não se preocupa em preservar as proporções naturais nem os dados anatômicos corretos das figuras que representa.

Características gerais
 
· Composição plana, bidimensional, tende à simetria e a linha é sempre figurativa
· Não existe perspectiva geométrica linear.
· Pinceladas contidas com muitas cores.

No Brasil, podemos destacar o artista Chico da Silva. Ele foi um pintor brasileiro de estilo naïf. Era descendente de índios e ainda menino mudou-se para Fortaleza. Teve diversas profissões não relacionadas à arte, mas sempre desenhava pelos muros da cidade com carvão e giz. Em 1966 recebeu menção honrosa na XXXIII Bienal de Veneza.



O principal artista dessa arte é o Henri Rousseau (1844-1910), homem de pouca instrução geral e quase nenhuma formação em pintura. Em sua primeira exposição foi acusado pela crítica de ignorar regras elementares de desenho, composição e perspectiva, e de empregar as cores de modo arbitrário. Criou exóticas paisagens de selva que lembram tramas de sonho e parecem motivadas pelos sentimentos mais puros. Nos primeiros anos do século XX, após despertar a admiração de Alfred Jarry, Guillaume Apollinaire, Pablo Picasso, Robert Delaunay e outros intelectuais e artistas, seu trabalho foi reconhecido em Paris e posteriormente influenciou o surrealismo.

The football players - Henri Rousseau

 Outros artistas:

Hoje a festa é da vovó - Ana Maria Dias

O violeiro - Ernane Cortat

Soltando balão - Airton das Neves

Para quem se interessou, vale a pena visitar a galera de arte Jacques Ardes, na Vila Mariana.

3 comentários:

  1. Adoro pintura naif. Seria capaz de passar horas a olhar para elas...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. onde posso comprar uma copia do violeiro (Cortat)? Adoreiiii essa pintura

    ResponderExcluir

Algumas fotos e textos postados nesse blog foram retirados da Internet. Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo para que o mesmo seja removido ou devidamente creditado.